segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Cat in the Brain (1990)

Lucio Fulci é um torturado diretor de filmes de horror motivado pela violência que vivencia dentro e fora dos "sets" em que trabalha. Sentindo estar perdendo seu senso de realidade e perturbado por suas fantasias assassinas, Fulci procura um psicoterapeuta. O "analista" faz uso da vulnerabilidade do cineasta para satisfazer seus próprios fins sanguinários.


Houve uma época em que várias produções de terror italianas se utilizavam do nome de Lucio Fulci para se autopromoverem, isso mesmo quando o diretor não tinha nada a ver com elas. Fulci geralmente entrava na justiça reivindicando seus direitos. Perdeu alguns casos e decidiu usá-los a seu favor, uma vez que passou a ter domínio sobre várias obras com as quais não tinha qualquer ligação real. Aí ele saiu recortando as melhores cenas de violência que encontrou nelas, fazendo o mesmo com alguns de seus próprios filmes anteriores, rodou mais algum horror gráfico e criou uma estória com um contexto no qual pudesse juntar tal sangueira. Por fim decidiu colocar-se atuando no filme, pois se a mera menção de seu nome poderia vender mais, o que dizer de sua aparição na tela?
O resultado é uma autêntica obra Fulciana na qual o gore chafurda. É como se Herschel Gordon Lewis tivesse chegado aos anos 90 vendo pornochanchada numa sala dentro do Cinecittà enchendo a pança de espaguete com parmesão. A diversão é garantida para quem vê no carnaval da repugnância uma alegoria da comicidade.
Em alguns momentos, vozes de lamento agonizante que fazem parte da trilha lembram Mojica Marins. E, continuando no campo de comparação, determinada cena de "A Cat in the Brain" que é uma homenagem direta ao assassinato no banheiro de "Psicose", acaba por dar a dimensão exata do que seria o legado do autor italiano: cinema de açougueiro para "filmívaros".
Direto, explícito, sem firulas e desculpas. Dê a seus fãs o que eles desejam, por mais grotesco que possa parecer. Viva Lucio Fulci!

Filme completo no youtube dublado em inglês sem legendas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário