domingo, 16 de dezembro de 2012

Calígula 2 - A História Que Não Foi Contada (1982)

Calígula, o famigerado louco imperador romano, tem um caso com uma jovem moura que planeja assassiná-lo, enquanto ele continua seu debochado estilo de vida recheado de sexo e violência.


Ao contrário do que alguns afirmam, "Calígula - A História Que Não Foi Contada" não é uma sequência do clássico de Tinto Brass e sim uma tentativa oportunista do guerreiro diretor Joe D'Amato de pegar carona no sucesso de seu conterrâneo. E nisso o filme foi bem sucedido. D'Amato é um curioso artista, que com orçamentos extremamente limitados, tinha o olfato aguçado para o êxito comercial. Se "Emannuelle" e "Canibal Holocausto" estavam fazendo sucesso, ele dava um jeito de misturar as duas coisas num filme seu, sendo que quase sempre o resultado de seus esforços apresentava uma originalidade orgânica, para o regozijo dos fãs de cinema extremo e tranqueiras afins.
"Calígula - A História Que Não Foi Contada" está longe de ser o melhor trabalho de D'Amato, apesar de nele também ocorrer a parceria que se tornou notória entre o diretor italiano e a enigmática beleza de cobre da atriz Laura Gemser. Tudo bem que a cópia que está circulando no mercado, da gravadora "Cult Classic", também não ajuda. O produto é tratado com desleixo: falas erroneamente ora em inglês, ora em italiano, são muitas vezes repetidas no que fica parecendo um erro de pós-produção e a imagem está muito maltratada. O consolo é que a versão apresentada aqui é a mais longa, com as cenas de sexo explícito na suruba que são algumas das melhores de todo o filme, em contraposição ao softcore mal aproveitado pois registrado de maneira chatinha e encabulada.
De resto, é no mínimo intrigante ver a última hora deste filme com um Calígula cheio de dúvidas existenciais que, por mais rasas que possam parecer, apresentam um prisma distinto do imaginário coletivo. Vale resslatar que esta "humanidade" não priva o espectador de algumas cenas de violência, como a de empalamento, bem "legaizinhas".

Trailer em inglês sem legendas.

Download: torrent e legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário