quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

The Agony and the Ecstasy of Phil Spector (2009)

Phil Spector é um pioneiro da música americana, lendário por seu marcante trabalho como produtor musical de diversos artistas importantes. Em 13 de abril de 2009 ele foi condenado por assassinato.
O Spector que aparece neste documentário não é o réu sério com penteados bizarros apresentado pela mídia sensacionalista durante o seu julgamento, mas sim um encantador e experiente executivo do meio musical com uma perspectiva generosa, muito embora discutível, de seu próprio lugar na história da música popular americana.


Documentário extremamente envolvente. Nele explora-se o significado da técnica de produção denominada por Spector de "Wall of Sound". O espectador também entra em contato com o Phil Spector executivo, músico e compositor; facetas do artista menos conhecidas do grande público.
Interessante também são as várias estórias que o produtor conta sobre suas relações com figuras importantes da música pop: numa delas está John Lennon afirmando que, após Elvis Presley ter ido para o exército, quem teria salvado o rock'n'roll nos E.U.A. teria sido Phil Spector; noutra está Brian Wilson, enlouquecendo na ânsia de imitar, sem sucesso, a sonoridade da belíssima "Be My Baby", das supremas "Ronettes", grupo feminino cuja vocalista principal foi casada com Spector.
De resto, o filme procura abordar a progressão das perspectivas do crime pelo qual ele foi condenado. O assunto é bem interessante, mas menor diante do enorme talento de uma das figuras mais subjacentemente influentes da música pop do século passado.

Filme completo no youtube em inglês sem legendas. Imperdível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário