sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bamboo House of Dolls (1973)

Um grupo de soldados japoneses invade um hospital chinês em plena Segunda Guerra Mundial a procura de um piloto americano. Eles destroem tudo e matam todos por onde passam. Após encontrarem o piloto e também matá-lo, levam todas as mulheres para um campo feminino de concentração, onde elas passarão pelas mais brutais torturas e humilhações. Um grupo delas, liderado pela enfermeira Jennifer, então planeja uma "fuga impossível".


Típico filme que o Sr. Quentin Tarantino pegaria, embrulharia para presente em papel hollywoodiano e que os desavisados consumiriam como sendo algo totalmente novo e autoral. Bom chamar a atenção para o fato disso não tirar o mérito do cineasta americano. Ele traz boas e inusitadas referências aos seus filmes. O.K., o espaço aqui é pra dar opiniões sobre "Bamboo House of Dolls", mas após ver apenas a montagem dos créditos iniciais e a trilha sonora que a acompanha, fica difícil não pensar no quanto este tipo de cinema influenciou o famigerado diretor de Pulp Fiction.
E que tipo de cinema é "Nu ji zhong ying"? Seria um épico-exploitation de Hong Kong? Toda a estética que caracteriza filmes do gênero exploitation setentista, como o abuso da viollência e do sexo de uma forma gratuita e apelativa e banal, numa tentativa sem vergonha de atrair mais público para as salas de exibição, no limite do que era permitido para a época, está lá. Acontece que o apreciador de exploitation facilmente percebe que nesta obra houve um orçamento maior e melhor aproveitado. Perseguições, explosões, lutas e um certo senso de comédia são bem trabalhados; e até tecnicamente o filme surpreende, demonstrando maior profissionalismo que outros do gênero, seja pela competente direção de figurantes ou pelos enquadramentos criativos e abrangentes.
A curiosidade para ver outros filmes de Chih-Hung Kuei aflora.

Trailer com legenda em inglês




2 comentários:

  1. Link inativo. tem como postar novamente e me avisar, se possivel?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora em responder. Só agora vi teu comentário. Já achou o filme ou quer que eu dê uma checada aqui pra você?
    Abs

    ResponderExcluir