terça-feira, 14 de agosto de 2012

Snuff 102 (2007)

Uma jovem repórter começa a desvendar certos segredos envolvendo Snuff Films. Entrando em contato com imagens chocantes, ela começa uma investigação que lhe direciona para o verdadeiro significado da violência.


Filme argentino com abordagem curiosa sobre o tema dos Snuff Films. O mais interessante é como se coloca em discussão explícita a relação entre o corpo (neste caso, principalmente, o feminino) e seu desmembramento numa sociedade de consumo onde o avanço dos meios de comunicação abrem brechas para que o anonimato possa vir a ser tido como divindade.
Cinematograficamente falando, o maior mérito de "Snuff 102", um filme de baixíssimo orçamento e que talvez justamente por isso beire uma espécie de crueza amadora que acaba por se tornar seu estilo, está no uso surpreendentemente criativo de certos recursos narrativos como a alternância entre os takes em cores e P&B, o uso pontual de sequências em câmera lenta e a eficiente iluminação. A trilha sonora também não deixa a desejar no que diz respeito a conferir eficiente climatização para a obra.
Que fique claro que "Snuff 102" não concentra sua trama nas cenas de morte. Inclusive, é decepcionante que, justamente numa dessas cenas, haja uma espécie de corte no qual se lê que "uma das virtudes do cinema é não mostrar tudo". Inusitado que num filme desse naipe ocorra tal colocação incoerente que só pode ser uma provocação niilista ou uma hipocrisia descarada - ou quem sabe ingenuidade mesmo. Enfim, tirando este porém, ou até com ele incluso, experiência válida para apreciadores do gênero.
Ps: comparações com filmes da série "August Underground" soam despropositadas. Tais filmes são extremamente viscerais, carecendo de trama e quaisquer tipo de reflexões sobre a violência que trazem, cabendo somente ao espectador digerir o que viu; sendo que isto é o suficiente para uma grande distinção com relação ao filme de Mariano Peralta.

Trailer sem legenda

Download: torrent e legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário