sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Maniac (1934)

Um ex-ator de "vaudeville" com o talento para imitar pessoas ajuda um cientista louco a reanimar cadáveres quando acaba enlouquecendo também.


Delicioso clássico imprescindível para fãs de tranqueiras. "Maniac" se encaixa naquele padrão comum de filmes que usavam o didatismo como pretexto para exibir assuntos polêmicos no cinema. Acontece que o resultado aqui, numa estória "inspirada" no conto "The Black Cat" de Edgar Allan Poe, é uma espécie de precursor de estereótipos que abarcam padrões do exploitation, do trash e das produções B em geral.
Desleixo é a palavra. Atuações histéricas e hilariantes ajudam a construir o clima deste filmeco esquisito. Mas não é só isso. Faz-se necessário dizer que, se Herschel Gordon Lewis fez o "Cidadão Kane" do gore com seu "Blood Feast", considerando toda a exuberância nauseante de suas cores vívidas, muitos dos elementos de demência transgressora já se encontram em "Maniac": um coração realista pulsando dentro de um recipiente, o personagem do ex-ator arrancando um olho de um gato para logo em seguida comê-lo, alusões a necrofilia, pancadaria brutal e explícita entre mulheres, muitas tetinhas de fora... enfim, só coisa boa.
Aliás, as sobreposições que acontecem com cenas de um dos clássicos absolutos de todos os tempos do horror, "Häxan: Witchcraft Through the Ages", vêm bem a calhar, pois também ressaltam o quê positivamente mambembe deste pequeno louco filmeco. Pesquisem, divulguem, comprem, baixem, assistam na íntegra no youtube - afinal, o subestimado filme de Dwain Esper já caiu em domínio público.
"Maniac" é uma das obras mais divertidamente "ruins" da história do cinema. "Freak" ao limite, ainda mais levando em conta seu contexto e época de produção. Altamente recomendado.


Filme sem legendas na íntegra no youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário