quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bronson (2008)

Um jovem condenado a 7 anos por roubar uma agência de correios acaba por passar 30 anos na prisão em total isolamento. Durante este tempo, sua personalidade é suplantada por seu alter ego, Charles Bronson.


Quem assiste a Drive, Valhalla Rising e Bronson, não necessariamene nesta ordem, pode perceber uma veia autoral que parece nutrir distintamente a criatividade do cineasta Nicolas Winding Refn. As três obras acima citadas apresentam um artista que molda com formas estóicas o impulso destrutivo do ser humano. A beleza e unicidade na representação do caos são desconcertantes e não seria exagero chamar Winding Refn de Ingmar Bergman da violência.
Bronson condensa o supra-sumo essencial também dissecado em Drive e/ou Valhalla Rising. Se alguém estiver em dúvida sobre por qual obra do diretor começar, o retrato alegórico da vida de Michael Peterson se faz insubstituível. Aliás, o fato do filme ser baseado na biografia do verdadeiro famigerado prisioneiro inglês só deixa tudo mais excitante; e nem precisava, pois a atuação de Tom Hardy por si só já é o suficiente para prender a atenção de qualquer espectador, inclusive dos mais insensíveis.

Trailer sem legenda


Um comentário: