quarta-feira, 18 de julho de 2012

Almas em Suplício (1945)

"Mildred Pierce é uma mãe dedicada, disposta a fazer tudo pela filha, a ambiciosa e ingrata Veda. Quando Mildred se torna a principal suspeita do assassinato do marido, conhecemos a sua história e descobrimos até onde pode chegar o seu amor de mãe"

Oscar de Melhor Atriz para Joan Crawford.


Filmásso. Estilo grande Hollywood. Dirigido por Michael Curtiz, que traz no currículo obras-primas como "Casablanca" e "Anjos da Cara Suja"; baseado num romance do talentoso escritor James M. Cain, mesmo autor de ótimos livros como "Indenização em Dobro" e "O Destino Bate à sua Porta" - ambos também adaptados para o cinema; e estrelado pela hipnotizante Joan Crawford acompanhada de competente elenco, não é de se surpreender que tenha sido sucesso de crítica e público na época em que foi lançado. Mesmo assim, com seis indicações ao Oscar, levou apenas um - o de melhor atriz para Crawford, a única estatueta que recebeu em sua carreira.
E desde quando Oscar é medida pra qualidade? Mesmo em suas épocas mais áureas, a Academia sempre deixou a desejar. Normal. Fato é que "Mildred Pierce" passa no teste do tempo. Apesar de não ser um noir típico, muitos elementos são pegos emprestados do subgênero: ambientes esfumaçados, fortes contrastes em preto e branco acentuando sombras, profundidade de campo em angulações estreitas; isto sem falar na trama desenvolvida em torno da questão de um crime, sendo que este crime é de uma autoria previsível que se faz menos importante diante do drama que o envolve.
Tirando as influências noir, entram fascinantes convenções cinematográficas de uma era distinta, como closes dados no rosto da protagonista, com uma combinação de foco e iluminação, dando um aspecto etéreo à imagem ali representada. Impossível, neste caso, não refletir sobre os tempos das divas e semi-deusas e em como eles, definitivamente, ficaram para trás. Não que uma análise da "linha evolutiva" do cinemão cause nostalgia. Aliás, esta questão é apenas um detalhe diante da eficácia do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário