sábado, 28 de julho de 2012

Aurora (1927)

"Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor. Vencedor de 3 Oscar, incluindo melhor atriz para Janet Gaynor (Nasce uma Estrela), Aurora é uma obra poética de grande beleza plástica, repleta de cenas inesquecíveis".


Murnau é um gênio. Quem já viu Nosferatu ou Fausto sempre espera deste artista algo para além do correto. E ainda assim Aurora é de um primor técnico surpreendente - montagem fantástica, efeitos especiais soberbos e boa direção de atores. Isto tudo inventa magia... a magia da empatia. Não há como imaginar uma era em que este filme não cause efeito. A maestria do Murnau autor está, acima de tudo, na condução da atenção do espectador. Independentemente de seus gostos e pontos de vista pessoais, quem se propõe a ver Aurora sentirá o que sentem os protagonistas retratados: rirá com vontade e chorará sem querer, se e quando F.W. Murnau quiser. Este drama está para o romance como os filmes de Chaplin para a comédia. Redentor mesmo na pieguice.

Filme inteiro no youtube com legenda em português

Um comentário:

  1. "quem se propõe a ver Aurora sentirá o que sentem os protagonistas retratados: rirá com vontade e chorará sem querer"

    é verdade

    ResponderExcluir