sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os que chegam com a noite (1971)

"Com a morte dos pais, casal de crianças fica sob a guarda da governanta e da preceptora. É o jardineiro da casa, porém, que os fascina e domina. Retrato da Inglaterra vitoriana, com ênfase na descoberta da sexualidade e da morte".


Esta obra deve ser considerada uma espécie de pré-sequência para "The Turn of the Screw", novela escrita por Henry James, que foi eficientemente adaptada para o cinema no filme "Os Inocentes" de 1961.
E que bela pré-sequência! Em "Os que chegam com a noite" a agressividade é direta. Não há espaço para a sugestão, pois ela sobraria. O efeito de "causa e consequência" se revela no que tem de mais sombrio enquanto as crianças se projetam naquilo que observam e selecionam como válido.
O descaramento voluptuoso da violência aqui apresentada só atinge tamanho grau de preciosidade porque as nuances do roteiro são muito bem valorizadas pelo diretor Michael Winner. Destaque também para a magistral atuação de Marlon Brando, um monstro que talvez só conseguisse alcançar tais picos de perfeição por julgar o trabalho de ator como sendo algo menor.


Download: torrent e legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário