sexta-feira, 15 de junho de 2012

Eles Vivem (1988)


"John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia."


Os filmes de ficção científica e/ou horror há muito se provaram solo fértil para a formação de alegorias com relação às questões sociais e políticas da humanidade. O fato desta constatação ser notória torna muitos filmes atuais dos gêneros antes citados, tentando se utilizar de tais ferramentas metafóricas, pretensiosamente ingênuos. Inúmeros clássicos como "A Noite dos Mortos Vivos", de Romero, e "Vampiros de Almas", de Don Siegel, seguem inabaláveis como agulhadas nos cineastas mais modernos que decidem adotar esta perspectiva.
"Eles Vivem" passa no teste. O filme, de fins dos anos 80, pode parecer datado se contrastado à era de hiper informação atual (afinal, é uma obra pré-internet). Mas boa arte não precisa adivinhar o futuro, basta ser atemporal. E nisto esta obra de John Carpenter se conserva. Para além de distopias afins, o enredo se centra no tipo de jogo de poder que há milênios reina na civilização ocidental. Adicione-se a isso um tanto de ação satisfatória e bom humor. Pronto: mais um ponto para o Sr. Carpenter.

Filme completo com legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário